sexta-feira, 26 de agosto de 2011





A II Conferência Municipal de Saúde de Capela do Alto Alegre, cujo tema central discutido foi “Todos Usam o SUS! O SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, foi realizado nesta quinta -feira 04 de agosto de 2011, no Sindicato dos trabalhadores rurais. A abertura aconteceu com  show ao vivo de Missy e Léo ,enquanto os participantes faziam seus credenciamentos. O evento  contou com grande representatividade das comunidades, profissionais da saúde municipal, além de delegados e suplentes já eleitos nas quatro  Pré-Conferências de Saúde que foram realizadas na Sede do município e nas comunidade rurais de Ipiraí, Conceição e Bispador.



A Conferência Municipal de Saúde foi um espaço público de debates, onde se exerceu a democracia participativa, momento em que vários setores da sociedade discutiram e apontaram soluções para os problemas que envolve a saúde da população Capelense. Além de  servir para avaliação e lançar propostas para construção de políticas públicas de saúde nos três níveis do governo.


O evento superou as expectativas com cerca de 320 participantes. Fizeram parte da composição da mesa: o Prefeito Municipal Dr. Claudinei Xavier Novato, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Dra. Seridianny Mascarenhas da Silva, o representante da Câmara Municipal de Vereadores Enfº José Silva, a Secretária de Saúde e vice-presidente do Cosems a Srª. Stela Souza, a representante da SESAB Dra. Conceição Benigno Magalhães, o Secretário de saúde de Capim Grosso e membro da diretoria do Cosems Dr. Ivonildo Dourado, a presidente do Conselho Municipal de Assistente Social Srª.Telvânia Rosa, representante da 17ª DIRES e demais autoridades locais.


A abertura aconteceu com o pronunciamento do Prefeito municipal Dr. Nei, seguido da explanação da Secretária de Saúde Srª Stela Souza sobre o Impacto do SUS na realidade de Capela, destacando alguns pontos como a cobertura de 100% da ESF no município, a ampliação no quadro de Agentes Comunitários de Saúde, a instalação do Programa Saúde na Escola. Enfatizando que estas são estratégias que almejam ampliar e garantir o acesso aos serviços de saúde à toda população capelense.




A Dra. Conceição Benigno, médica pediatra, neonatologista e mestre em saúde publica, relatou que é um desafio para o SUS o acesso e o acolhimento com qualidade, e para isso é preciso que o usuário seja bem recebido ao chegar nas Unidades de Saúde, onde seja oferecido escuta às suas queixas e necessidades, e se alcance junto com a equipe de saúde, a melhor resposta para o seu problema, com vistas sempre na prevenção e promoção da saúde.


Logo após o intervalo para o almoço, os conferencistas foram divididos em quatro  grupos de trabalho, os quais tinham por sub-temas: Acesso e Acolhimento, Financiamento e Controle Social. As discussões foram muito boas e proveitosas, muitas propostas foram elaboradas com o objetivo de melhorar e humanizar mais ainda o Sistema Único de Saúde. Com o término dos trabalhos em grupo, as propostas foram apresentadas á plenária geral que analisou cada uma delas com o devido cuidado. Foi realizada a eleição dos quatro delegados titulares e quatro suplentes que serão enviados à Estadual de Saúde e assim a programação foi encerrada com um delicioso coquetel. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário