Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Instituído pela ONU em 2008, no Brasil o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril) será marcado por meio da iluminação em azul – cor símbolo da causa – de vários prédios e monumentos importantes em todo o mundo.
O que é?
Autismo é uma desordem na qual uma criança jovem não pode desenvolver relações sociais normais, se comporta de modo compulsivo e ritualista, e geralmente não desenvolve inteligência normal.
O autismo é uma patologia diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também tenham essas doenças.
Sinais de autismo normalmente aparecem no primeiro ano de vida e sempre antes dos três anos de idade. A desordem é duas a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.
O autismo faz parte de um grupo de desordens mentais chamado de transtorno invasivo do desenvolvimento, também conhecido como transtorno global do desenvolvimento. É uma síndrome complexa e muito mais comum do que se pensa.
Ainda não se pode falar em cura para o autismo. Mas se pode falar em desenvolvimento de políticas públicas na área da saúde, por exemplo, no sentido de possibilitar o diagnóstico precoce e tratamento do transtorno, visando minimizar o sofrimento dessas crianças, adolescentes e suas famílias; se pode falar em como garantir ao indivíduo autista condições para o desenvolvimento de suas habilidades, possibilitando sua inclusão social e escolar; em como disseminar na sociedade informação confiável que ajude a por fim na exclusão continuada, que faz com que tantas famílias tenham que assumir sozinhas a luta por uma vida minimamente digna para seu ente querido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário