quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Andamento da Construção do PSF do povoado de Ipiraí

                    A obra de construção da unidade de saúde da família do Povoado de Ipiraí. Que esta sendo construído no terreno de uma antiga Escola. A Prefeitura ainda adquiriu um Terreno ao lado para obter espaço suficiente para esta construção do PSF, que esta em ritmo acelerado.



                    O PSF de Ipiraí atual funciona em um espaço cedido pela associação comunitária local que não atende a demanda. A nova sede terá uma área física dentro dos padrões do Ministério da Saúde com salas de atendimento específico, beneficiando a comunidade local com cerca de 750 famílias cadastradas, também áreas vizinhas serão beneficiadas diretamente com o novo PSF.


                    O PSF está sendo construído com recursos oriundo de convênio com o Ministério da Saúde e custará 200 mil reais aos cofres públicos.



                    A gestão "A HORA É AGORA", mais uma vez mostra o cuidado com a qualidade no atendimento à saúde oferecido aos seus cidadãos.


                    Essa unidade faz parte da seqüência de modernização dos espaços físicos promovidos pela gestão "A HORA É AGORA", que já entregou a USF do povoado de Bispador, está construindo uma no bairro Alto Alegre (sede) e esta unidade que esta sendo construída em Ipiraí. Falta ainda a liberação dos recursos por parte do Ministério da Saúde para a construção de outra unidade semelhante na região de Loja Mota.


                    Outro convênio alcançado pelo trabalho e competência do prefeito Dr. Nei, foi o convênio para reforma de unidades de saúde, para o qual o prefeito cadastrou o centro de saúde Dr. Jaime Fernandes na sede e do povoado de Conceição, que serão totalmente reformados.






quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Samu atenderá 28 municípios em Março
Regionalização do órgão para atender à demanda da microrregião




O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Feira de Santana vai estender a atuação do órgão para mais 27 municípios que integram a microrregião. Com a perspectiva de implantação da regionalização do Samu, prevista para ocorrer em março, 25 unidades móveis serão utilizadas para atender os chamados da população.

A frota será composta por seis Unidades de Suporte Avançado (USA), que funcionam como UTI móvel, e 19 Unidades de Suporte Básico. De acordo com a coordenadora do Samu, Maíza Macedo, 12 ambulâncias irão permanecer em Feira de Santana e 13 serão distribuídas entre os municípios da microrregião.

“Em nossa sede, serão disponibilizadas nove USB e três USA. As demais ambulâncias estarão centradas em determinados municípios onde serão instaladas bases. Caberá a estes municípios atender a população dos municípios circunvizinhos”, explica.

Ainda de acordo com Maíza Macedo, a base do Samu de Feira de Santana passará por uma pequena adaptação, para que o atendimento à demanda da microrregião ocorra com tranquilidade, mesmo sendo de forma provisória. “A sala de regulação será ampliada e mais profissionais deverão trabalhar no setor. Uma nova sede do Samu será construída pelo Governo do Estado na área ao lado do Hospital Estadual da Criança. O Samu regional deverá entrar em funcionalidade enquanto ela não ficar pronta”, salienta.

Segundo a coordenadora do Samu, médicos, técnicos de enfermagem, técnicos auxiliares da regulação médica, condutores e supervisores de frota estão sendo instruídos sobre a regionalização do órgão. “Estamos reunindo separadamente as categorias para apresentar as atribuições de cada uma dentro da regionalização. Neste mês, iremos reunir todos os profissionais do Samu para fazer uma explanação geral do funcionamento do serviço enquanto regional”, pontua.

Além de Feira de Santana, a regionalização do Samu vai garantir a prestação do serviço nos seguintes municípios: Anguera, Amélia Rodrigues, Antônio Cardoso, Candeal, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Tanquinho, Ichu, Ipecaetá, Ipirá, Irará, Pintadas, Rafael Jambeiro, Riachão do Jacuípe, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Serra Preta, Teodoro Sampaio, Terra Nova, Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Gavião, Mundo Novo, Nova Fátima e Pé de Serra.


"MAIS UMA CONQUISTA DO GOVERNO A HORA É AGORA"