ACADEMIA DA SAÚDE
Dos 417 municípios do Estado da Bahia, apenas 151 foram contemplados com o Programa Academia da Saúde, ontem 03/11/2011, Capela do Alto Alegre teve a confirmação da aprovação do Programa que estimula a criação de espaços para a prática de atividades físicas e lazer.
RELAÇÃO DOS MUNICÍPIOS COM APROVAÇÃO DAS ACADEMIAS DA SAÚDE – SVS/MS – 03/11/2011
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou os municípios que serão contemplados pelo Programa Academia da Saúde.
EXPERIÊNCIAS ÊXITOSAS DE PROGRAMAS SIMILARES:
O Programa Academia da Cidade foi implantado em Aracaju - Sergipe, em 2004, por meio de uma parceria firmada entre Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Universidade Federal de Sergipe e se encontra inserido na frente prioritária da atividade física. O Programa foi concebido como ação de promoção da saúde, visando a instrumentalizar a comunidade, sobretudo as pessoas pertencentes a classes sociais menos favorecidas, para a prática regular de atividade física, estimulando-se a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável.
PARCERIAS REFORÇAM AÇÕES E ATIVIDADES FÍSICAS NA CAPITAL PERNAMBUCANA
O Programa Academia da Cidade do Recife é uma estratégia da política de promoção da saúde, com ênfase na atividade física, lazer e alimentação saudável, desenvolvida em espaços públicos de lazer construídos ou requalificados para tal finalidade, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos do Recife.
Dentre os principais objetivos da Academia da Cidade estão:
· Estimular e orientar os cidadãos quanto aos cuidados individuais e coletivos com a saúde;
· Aumentar o nível de atividade física da população;
· Potencializar o uso dos espaços públicos de lazer e equipamentos de saúde com atividades físicas e de lazer;
· Valorizar e fortalecer a cultura e as tradições locais e regionais;
· Favorecer a ressocialização dos usuários da rede de saúde mental e de substâncias psicoativas;
· Realizar ações intersetoriais, qualificadas com os diversos setores da rede de saúde, numa perspectiva de promoção da saúde;
· Promover a inclusão social.
EXERCÍCIOS FÍSICOS COM ORIENTAÇÃO
O Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) foi criado pelo Decreto nº 7.092/1985 e pela Lei nº 3.267/1985, sendo implementado em 1991, num módulo-piloto na Praia de Camburi. Oferece como atividades, aulas gratuitas de alongamento, yoga, hidroginástica, ginástica localizada e voleibol máster (para maiores de 40 anos), além de caminhada e dança. As aulas são ministradas por professores e estagiários de Educação Física em módulos instalados em parques, praças e outros espaços públicos.